A maturidade de um líder

A maturidade, ou idade madura, é um estágio de crescimento de uma pessoa entre a fase jovem e velhice, que o eleva a um estado de excelência e plenitude adoptando atitudes como discernimento, cordura, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, responsabilidade, senso e siso, no seu carácter que reflecte-se na sua forma de agir e de reagir diante de indivíduos ou grupos.

Ter maturidade profissional é extremamente importante para construir a sua reputação no mercado e ser bem-sucedido na carreira, através do desenvolvimento pleno de nossas capacidades, e a forma como vivenciamos algumas experiências e com o que aprendemos com elas. A maturidade profissional é um processo que exige auto-conhecimento, mudança de atitude e foco no aprendizado que cada
experiência pode proporcionar. Portanto, a maturidade é adquirida com as realizações profissionais, e não com o facto de a pessoa ser mais velha ou não.

É claro que os conhecimentos técnicos são importantes para quem deseja ter uma carreira de sucesso. No entanto, as habilidades comportamentais são igualmente importantes, por via delas o profissional tem maiores chances de ampliar seus horizontes na carreira, atingir cargos mais altos e conquistar um bom salário.

Geralmente, pessoas que já atingiram a maturidade profissional são mais resilientes, pacientes e que sabem desenvolver sua inteligência emocional, ou seja, sabem exactamente como agir em diferentes situações Muitos estudos, pesquisas e técnicas surgem para apresentar novas formas de gerir o capital humano nas organizações, e essa gestão está implícita na figura do líder, quem deve possuir maturidade profissional, responsabilidade e muito conhecimento para conduzir os processos de trabalho.

Os autores Blanchard e Hersey (1986), que discorrem sobre a adaptabilidade de um líder em diferentes situações (liderança situacional), enquadram maturidade como a capacidade e a disposição das pessoas assumirem a responsabilidade de dirigir o seu próprio comportamento, considerando as tarefas específicas que devem ser efectuadas. As pessoas podem ser mais maduras, ou menos maduras, de acordo com a tarefa que executam, com a função desempenhada na organização, ou objectivo a ser alcançado.

Na perspectiva de Bass (1990), a liderança situacional tem como base o contexto inter-relacional que se supõe estabelecer-se entre (i) a quantidade de orientação e direcção (comportamento de tarefa) que o líder oferece, (ii) a quantidade de apoio socio-emocional (comportamento de relacionamento) dado pelo líder, e (iii) o nível de prontidão (maturidade) dos subordinados no desempenho de uma tarefa ou função, ou prossecução de um objectivo específico.

Segundo o IBC1, para alcançar a maturidade profissional na liderança são necessários observar as sete dicas seguintes: (1) conhecer bem a equipe, (2) mantenha um diálogo aberto, (3) saiba identificar os cenários, (4) ajuste a liderança segundo as necessidades, (5) tenha flexibilidade para adaptar-se, (6) mantenha um discurso compatível com as atitudes, e (7) auxilie no desenvolvimento da equipe.
Pode-se daqui depreender que, em jeito de atitudes desejáveis de uma liderança consciente, a liderança pelo exemplo e a transparência são algumas das atitudes que reforçam a credibilidade do líder, salientando a sua maturidade em partilhar,envolver e acolher contribuições dos seus liderados, para poder assumir responsabilidades cada vez mais acrescidas.

Timóteo, jovem líder e discípulo de Paulo que estava envolvido no ministério cristão em Éfeso, foi o destinatário de uma das cartas (epístolas pastorais) de Paulo com o objectivo de o instruir, a nível de serviço, a manter uma doutrina sólida e estável combatendo a falsa doutrina e a preservar a fé, enfatizando a importância de uma fé equilibrada que se baseia na graça e no conhecimento correcto de Deus, e encorajá-lo pessoalmente a preservar em sua fé, a exercer seus dons espirituais e a combater o bom combate da fé.

António Sendi

Servo, Teólogo, Coach de Liderança, Coach Espiritual, Leader Coach, Fundador da Academia de Liderança Servant
Leadership, e Autor sobre Liderança

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *